As classes desenvolvidas pela classificação API, para motores a Diesel, são descritas a seguir.
- CA, CB (Serviços leves e moderados para motores diesel): Criadas a partir dos anos 40, atualmente estão obsoletas. Estas classificações possuíam apenas proteção contra corrosão e resistência a altas temperaturas.
- CC (Serviços moderados para motores diesel): Criada em 1951, para uso em motores em condições de serviço moderado, estes lubrificantes além de proteção contra corrosão e altas temperaturas possuíam proteção contra formação de depósitos nos motores.
- CD (Serviços severos para motores diesel): Criada em 1955, para uso em motores aspirados ou turbinados em condições de serviço pesado.
- CDII (Serviços severos para motores diesel dois tempos): Criada em 1955, para uso em motores diesel dois tempos.
- CE (Para motores diesel fabricados a partir de 1983): Criada em 1983, serviço típico de motores diesel turbinados em condições de serviço pesado. Pode substituir as versões anteriores.
- CF-4 (Para motores diesel fabricados a partir de 1990): Criada em 1990, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre.
- CF (Para motores diesel fabricados de injeção indireta): Criada em 1994, para uso em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre em motores que possuem injeção indireta de combustível.
- CFII (Para motores diesel fabricados a partir de 1994): Criada também em 1994, para utilização nas mesmas condições da classificação CF, porém com melhor controle de depósitos no interior dos motores.
- CG-4 (Para motores diesel fabricados a partir de 1994): Criada em 1994, serviço típico de veículos diesel para uso severo, como caminhões em serviço extra-pesado. Esta classificação supera todas as anteriores.
- CH-4 (Para motores diesel fabricados a partir de 1998): Criada em 1998, esta categoria de serviço é adequada para veículos diesel em aplicações dentro e fora de estrada. Supera todas as classificações anteriores.
- CI-4 (Para motores diesel fabricados a partir de 2002): Criada em 2002, esta categoria de serviço provê melhor controle de fuligem em motores aspirados ou turbinados que utilizam diesel com alto teor de enxofre, em aplicações dentro e fora de estrada. Supera todas as classificações anteriores.
- CJ-4 (Para motores diesel fabricados a partir de 2007): Criada em 2007, esta categoria de serviço provê melhor controle de emissão de gases tóxicos gerados pela queima do óleo diesel combustível. Supera todas as classificações anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário