terça-feira, 7 de outubro de 2014

O 300C se afastou do mercado brasileiro em 2010 durante uma espécie de reclusão da Chrysler, que atravessava uma reestruturação – no Brasil inclusive, onde precisava rever seus rumos. Incêndio apagado, contas pagas e vivendo um momento globalmente mais feliz que o da própria Fiat, sua outrora salvadora, a Chrysler retoma a comercialização do imponente sedã no Brasil. Mantendo algumas características da antiga geração, perdendo outras, o novo 300C volta por R$ 179,9 mil, se debatendo entre a coerência e a contradição.
O estilo mais bruto, que nos EUA caiu no gosto de cantores de rap, foi lapidado. Foi-se a personalidade, ficaram os traços imponentes (linha de cintura alta, próxima do teto; capô longo) e o resultado é um desenho que deve ganhar mais admiradores ao redor do mundo – principalmente na Europa, casa da Fiat, onde o 300C vira Lancia Thema. Trocou a truculência pela suavidade. Aqui, o 300C foi coerente: fez concessões de estilo a favor de mais aceitação.
Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)
Internamente a contradição fala mais alto. O acabamento não deixa a desejar, mas há certa frieza em parte do painel que forra as portas e o plástico que vai no volante e abunda no console central é de qualidade (e visual) discutível. Velocímetro e conta-giros são iluminados por um tom azul de bom gosto, mas o display central, onde estão informações do computador de bordo, poderia ser menos tímido. A tela central sensível ao toque traz excelente visualização do GPS (por conta do seu tamanho avantajado), mas não oferece câmera de auxílio à ré – embora os alertas sonoros estejam tanto lá quanto na parte frontal do carro.
Por outro lado, há equipamentos raros e de extremo zelo, como ajuste elétrico de recuo ou avanço do pedais, aquecimento do banco traseiro (os da frente têm também ventilação), volante aquecido, porta-copos dianteiros que aquecem ou refrigeram a bebida e espelhos retrovisores memorizáveis. Outros itens não tão raros, mas igualmente necessários nessa faixa de preço, também estão lá: ar-condicionado digital de duas zonas, coluna de direção ajustável eletricamente, faróis bixenônio adaptativos, sistema de som premium (Alpine) com nove alto-falantes e teto solar panorâmico, entre outros. Na segurança, o 300C traz airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina; controle de estabilidade e ABS.
Chrysler 300C 2012 (Foto: Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário