Os filtros são peças-chaves para o bom funcio-namento do veículo. São eles que fazem essa máquina trabalhar corretamente, retendo impurezas presentes no ar, combustível, lubrificante, entre outros. Muitas vezes, por falta de tempo,
ou até por questões econômicas, os cuidados com o carro acabam sendo deixados de lado. Pouca gente sabe, mas se o veículo estiver bem regulado e dentro dos padrões mínimos exigidos, ele se tornará mais econômico, menos poluente, e certamente não dará maiores dores de cabeça a seu proprietário. E afinal, que motorista vai querer ficar na mão?
A manutenção dos filtros automotivos precisa ser realizada dentro dos respectivos prazos, geralmente determinada pelo indicador de restrição, quando tiver, ou de acordo com as recomendações dos fabricantes dos veículos, do óleo e dos filtros. “Atendendo aos prazos de trocas e todos os procedimentos de manutenção, será assegurado o perfeito funcionamento de cada filtro para cada sistema, todos são de grande importância para o veículo e para o meio ambiente”, explica Antonio Manoel da Divisão Filtros da Parker.
ou até por questões econômicas, os cuidados com o carro acabam sendo deixados de lado. Pouca gente sabe, mas se o veículo estiver bem regulado e dentro dos padrões mínimos exigidos, ele se tornará mais econômico, menos poluente, e certamente não dará maiores dores de cabeça a seu proprietário. E afinal, que motorista vai querer ficar na mão?
A manutenção dos filtros automotivos precisa ser realizada dentro dos respectivos prazos, geralmente determinada pelo indicador de restrição, quando tiver, ou de acordo com as recomendações dos fabricantes dos veículos, do óleo e dos filtros. “Atendendo aos prazos de trocas e todos os procedimentos de manutenção, será assegurado o perfeito funcionamento de cada filtro para cada sistema, todos são de grande importância para o veículo e para o meio ambiente”, explica Antonio Manoel da Divisão Filtros da Parker.
Filtro de ar
“O ar é o principal meio de entrada de impurezas, desta forma, este é um filtro de extrema importância para a vida do motor”, explica Hailton Viana Junior, Assistente Técnico da Mann+Hummel Brasil.
Os Filtros de ar retém as partículas aspiradas pelo motor, permitindo apenas que o ar limpo entre na câmera de combustão. “É retirado todo e qualquer particulado abrasivo que possa causar danos às partes móveis internas do motor e turbina”, explica Marcelo Barbosa, Engenheiro Aftermarket da Cummins Filtration. A entrada dessa poeira no motor prejudica o rendimento, desgastando prematuramente os componentes do motor, e aumentando o consumo de combustível e de óleo lubrificante “É aconselhável a substituição pre-ventiva a cada 10 mil km rodados, sempre levando em consideração o lugar onde você está”, orienta Marcelo. Se o veículo é utilizado frequentemente em estradas com muita poeira, por exemplo, deve-se fazer uma inspeção mensal ou, em determinados casos, quinzenal. Mas cuidado, passar ar comprimido e bater o filtro estraga os poros do papel e até a vedação, permitindo a entrada de poeira no motor.
Para a manutenção, solte os prendedores da tampa da carcaça do filtro e remova-a, retire o elemento filtrante usado e limpe o interior da carcaça, principalmente a área de vedação onde o novo filtro entrará. Aproveite e observe a integridade da carcaça e das mangueiras. Colocando o novo elemento, siga as instruções do fabricante quanto à sua aplicação e instalação. Recoloq
“O ar é o principal meio de entrada de impurezas, desta forma, este é um filtro de extrema importância para a vida do motor”, explica Hailton Viana Junior, Assistente Técnico da Mann+Hummel Brasil.
Os Filtros de ar retém as partículas aspiradas pelo motor, permitindo apenas que o ar limpo entre na câmera de combustão. “É retirado todo e qualquer particulado abrasivo que possa causar danos às partes móveis internas do motor e turbina”, explica Marcelo Barbosa, Engenheiro Aftermarket da Cummins Filtration. A entrada dessa poeira no motor prejudica o rendimento, desgastando prematuramente os componentes do motor, e aumentando o consumo de combustível e de óleo lubrificante “É aconselhável a substituição pre-ventiva a cada 10 mil km rodados, sempre levando em consideração o lugar onde você está”, orienta Marcelo. Se o veículo é utilizado frequentemente em estradas com muita poeira, por exemplo, deve-se fazer uma inspeção mensal ou, em determinados casos, quinzenal. Mas cuidado, passar ar comprimido e bater o filtro estraga os poros do papel e até a vedação, permitindo a entrada de poeira no motor.
Para a manutenção, solte os prendedores da tampa da carcaça do filtro e remova-a, retire o elemento filtrante usado e limpe o interior da carcaça, principalmente a área de vedação onde o novo filtro entrará. Aproveite e observe a integridade da carcaça e das mangueiras. Colocando o novo elemento, siga as instruções do fabricante quanto à sua aplicação e instalação. Recoloq
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